A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizaram, pelo oitavo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade votaram no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
A iniciativa esteve aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionam os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.
Foi dada a possibilidade, às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e normas de uma eleição real. Uma iniciativa que constituiu um exercício ímpar de cidadania valorizando a responsabilidade do ato de votar. Uma ação de promoção do livro e da leitura assim como do uso crítico e responsável dos media.
Trata-se assim "de uma iniciativa que junta cidadania e leitura, dando voz aos estudantes e aumentando a sua participação na vida da escola." https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2023-09-27-esta-ai-os-miudos-a-votos-2023-24/
No dia 8 de março, realizou-se a última fase da iniciativa e as escolhas da nossa escola recaíram nos seguintes livros:
1º ciclo - (A20) Um tubarão na banheira (30 votos)
Alunos votantes: 120 (92%)
Abstenções: 10
Nº de obras votadas (envolvidas): 9
2º ciclo - (B1) Avozinha Gangster (14 votos)
Alunos votantes: 42 (84%)
Abstenções: 8
Nº de obras votadas (envolvidas): 11
3º ciclo - (C12) Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (13 votos)
Alunos votantes: 50 (56%)
Abstenções: 40
Nº de obras votadas (envolvidas): 4
Ficamos à espera da votação das escolas participantes no resto do país.
Fontes
RBE
Visão Júnior
Commenti