Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira
Escola Básica de Pias
A ligar comunidades
Bibliotecando
O Bibliotecando é um projeto da Escola Básica Diogo Lopes Sequeira, Alandroal baseado no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.
Os alunos requisitam os livros na Biblioteca Escolar/Municipal ou leem livros que possuam. Concluída a leitura são elaborados e apresentados à turma trabalhos escritos ou apresentações orais de acordo com as propostas fornecidas pela professora. Estes trabalhos devem contemplar as opiniões dos alunos tendo em vista o desenvolvimento do espírito crítico, bem como a consolidação do prazer de ler e a compreensão leitora.
O projeto é dinamizado pelo Departamento de Línguas (professoras de Português) em articulação com a Biblioteca Escolar, a Biblioteca Municipal e destina-se aos alunos do 2º e do 3º ciclos.
Objetivos
1. Promover uma iniciativa cultural e projeto de complementaridade e enriquecimento do currículo, em articulação com os docentes.
2. Incentivar os alunos a expressarem-se, oralmente e por escrito num clube de leitura.
No ano letivo de 2021 / 22 iniciámos a rubrica LIVROS COM VOZ, onde podes ouvir o que dizem (os livros) a quem os lê .
Destinatários
Alunos
Comunidade
Parceria
Biblioteca Municipal
Data de início
01.09.2014
"O Bibliotecando é importante para nós já que expande a nossa imaginação e com a imaginação podemos viajar para onde quisermos, podemos fazer tudo acontecer, qualquer coisa pode existir. Com um livro é ainda mais fácil. Ajuda-nos a estar atentos e a apresentação dos trabalhos ajuda-nos a perder a vergonha de apresentar. Desenvolve a nossa capacidade de escrever e de ler, desenvolve o vocabulário, etc... Dá-nos a oportunidade de ler melhor e ao lermos diversos livros, interpretamos melhor. Esta atividade ajuda-nos a desenvolver, não só como alunos, como pessoas também." Palavras da aluna Benedita Gancho, atualmente no 6º A, no final do anterior ano letivo.
Porque "a leitura traz magia", retomámos o Bibliotecando, no âmbito da disciplina de Português, com a apresentação dos primeiros trabalhos relativos aos livros do mês de outubro, no dia 5 de novembro.
Tendo como referência os problemas identificados no que respeita ao domínio da língua portuguesa, bem como o Plano Nacional de Leitura, continua a ser pertinente apostar no projeto Bibliotecando como resposta a estas realidades, sem esquecer a importância incontornável de motivar os alunos para a leitura e para o conhecimento. Enquanto docentes, comprovamos na nossa prática a grande evolução que sofre um aluno quando adquire o gosto pela leitura.
Professora Inocência Carapeta