Para completar a informação sobre o tema INVERNO os alunos do 1º ano, da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira e os alunos da Educação Pré escolar , fizeram uma visita à Biblioteca para ouvir uma história sobre o tema.
O 1º ciclo ouviram a história "O Ciclo da Lã" de Mariana Magalhães e Cristina Quental e o Pré Escolar de Pias a história "Um bocadinho de Inverno" de Paul Stewart.
"SINOPSE "O ciclo da Lã"
O inverno chegou e os alunos da professora Tita vestem agasalhos quentinhos de lã, para não passarem frio durante as aulas.
Mas como é que a lã retirada das ovelhas que pastam nos campos se transforma nos fios com que se tricotam os agasalhos que usamos para aquecer o corpo?
Junta-te à turma de professora Tita e vem saber como se faz a tosquia das ovelhas e que processos atravessa o pelo desses animais até chegar às nossas mãos sob a forma de camisolas, gorros, cachecóis e luvas. "
E o que sabemos sobre o inverno ?
As estações do ano acontecem devido ao movimento de translação exercido pelo planeta no Sistema Solar. Este movimento é realizado em volta do Sol, levando, em média, 365 dias e seis horas. Esta diferença de seis horas é compensada com o aumento de um dia no mês de fevereiro, de quatro em quatro anos, quanto temos o ano bissexto. Este ano de 2024 é ano bissexto, isto é o mês de fevereiro vai ter 29 dias.
É a inclinação da Terra de 23º27’, associada ao movimento de translação, que gera as estações do ano, as diferenças climáticas e a incidência de raios solares no globo terrestre.
O solstício de inverno é o fenómeno astronómico que marca a chegada do inverno nos diferentes hemisférios do nosso planeta. No Hemisfério Norte, onde nós vivemos, ocorrem vários fenómenos meteorológicos que tornam o inverno mais frio, ocorrendo fenómenos meteorológicos com temperaturas negativas, chuvas fortes e caída de neve. O inverno no ocorre, neste Hemisfério, entre 22 de dezembro e 20 de março. Neste período é verão no Hemisfério Sul. O inverno no Hemisfério Sul tem temperaturas mais amenas e o tempo é mais seco.
Sabemos então, que no nosso Hemisfério, o inverno é uma estação do ano caraterizada pelas baixas temperaturas e pelos dias mais curtos e noites mais longas devido ao ângulo de inclinação do planeta, pela diminuição da incidência dos raios solares na terra.
Assim quando vestimos um gorro, um casaco bem quentinho ou colocamos umas luvas nas mãos e umas meias bem quentinhas nos nossos pés, neste inverno vamos pensar no percurso que a lã fez para que nos possamos aquecer. Vamos pensar que as ovelhas são tosquiadas, na primavera, para não terem calor no verão e para, com a sua lã, nos aquecer no inverno.
Vamos pensar que a lã depois de bem lavada e cardada, vai ser bem fiada por uma roca com o seu fuso, ficando o fio pronto para ser tricotado. E pronto, estamos bem quentes para enfrentar o frio.
O inverno também foi contado na Biblioteca de Pias onde os alunos ouviram a história " Um bocadinho de Inverno" de Paul Stewart
SINOPSE
«É quase Inverno, e está a chegar a altura do sono anual do Ouriço. O Ouriço pede ao Coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é. Mas o Coelho é muito esquecido. Será capaz de se lembrar da promessa?»
O frio pode ser difícil para os seres vivos: animais e plantas. Quando chega o inverno, várias árvores perdem as folhas mas mantêm o que é essencial à sua sobrevivência: ramos, tronco e raízes são mantidos como recursos para que, dentro de alguns meses, as sementes possam germinar e continuar a dar frutos e flores.
Além disso, alguns alimentos só se desenvolvem em climas frios como, por exemplo, alguns cereais ( o trigo, a cevada, a aveia ).
Além das árvores outras plantas perdem flores e frutos mas esta paragem é fundamental para se produzirem novas folhas e frutos.
Vários animais hibernam, isto é, ficam num lugar, onde adormecem, para permitir ultrapassar as dificuldades do inverno: o frio, a neve e a falta de alimento.
O Ouriço da nossa história pede ao seu amigo:
"Querido Coelho
Quero que me guardes um bocadinho de inverno para quando eu acordar."
Podes ouvir aqui a história e saber se o Coelho guardou " Um bocadinho de Inverno ao Ouriço.
Curiosidade: A nossa tradição oral tem muitos ditados populares sobre o frio. Aqui ficam alguns para aprenderes ou recordares. Sabes mais? Escreve-os numa folha de papel e guarda-a para ires fazendo uma recolha de ditados populares sobre outros temas. Pergunta às pessoas da tua família se os conhece ou se sabem outros.
Dezembro frio, calor no estio. (estio-verão) ; Quem quer bom ervilhal semeia antes do Natal ; Janeiro fora, mais uma hora, e quem quer bem contar hora e meia lhe há de achar. ; Janeiro frio e molhado enche a tulha e farta o gado. ; Sra das Candeias a rir, o inverno está para vir. Sra das Candeias chora, está o inverno fora. ( dia de Nª Sra. das Candeias- 2 de fevereiro)
Comments