top of page
Buscar
Foto do escritorBiblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Alandroal

DIA DA ESPIGA

Atualizado: 25 de set. de 2024


Dia 9 de Maio de 24 - assinala-se o Dia da Espiga, também conhecido como Quinta-Feira da Ascensão. Trata-se de uma celebração religiosa, que comemora a subida de Jesus ao céu. Alguns dias depois de ter ressuscitado, na Páscoa, Jesus deixou o mundo terreno e foi para junto de Deus, o mundo da glória. Mas, Jesus não morreu uma segunda vez, depois de ter ressuscitado. Ele foi levado ao céu pelos anjos. De acordo com a tradição católica, a subida de Jesus Cristo aos céus 40 dias após a ressurreição (Páscoa). Neste dia celebra-se também a consagração da Primavera.


“Da Páscoa à Ascensão, 40 dias vão.”

“Se chover na Quinta-feira da Ascensão, as pedrinhas darão pão.”

“O vento que sopra em quinta-feira de Ascensão, soprará todo o Verão”

 

“Quem tem trigo d´Ascensão, todo ano terá pão”

Este é o  ditado antigo que acompanha o Ramo da Espiga, em que cada planta está associada a um significado:

  • As espigas representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade. (5)

  • papoila significa amor, vida. (5)

  • Os malmequeres amarelos e brancos (ouro e prata) simbolizam a riqueza e prosperidade. (5+5)

  • A oliveira significa Paz / Luz (a pomba que Noé soltou da sua arca para procurar “ novidades” voltou com o galho da Oliveira e desde então a imagem da paz é a da pomba, com o ramo de Oliveira no bico e a Luz Divina) (o azeite era utilizado para iluminar as casas e as igrejas)  (1)

  • alecrim representa a saúde, força e resiliência. (1)

  • videira simboliza o vinho e a alegria.(1)

O número dos elementos que compõem o ramo pode variar, mas tem de ser sempre  ímpar. 

Segundo a tradição, o Dia da Espiga era considerado “o dia mais santo do ano”, em que não se devia trabalhar e que as pessoas partiam num passeio matinal pelos campos para colherem espigas e depois fazerem o  ramo

Ditam os antigos costumes que o ramo deve ser colocado atrás da porta de entrada da casa e apenas deve ser substituído no ano seguinte, por um ramo novo, como símbolo de sorte e prosperidade do lar.

Por ter também esta forte ligação com a Natureza, pensa-se que este costume esteja relacionado com antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura. Com a chegada do Cristianismo, e tendo em conta as datas de celebração da Páscoa, este dia foi associado à Festa d` Ascenção, celebrada 40 dias depois da Páscoa. Este dia em tempos foi considerado  feriado nacional.


Em inícios de 1952  foi publicada uma reforma abrangente do sistema de feriados: dois feriados civis -31 de janeiro e 3 de maio — e um religioso - Quinta-Feira da Ascensão - foram extintos e em vez disso foram criados 3 feriados religiosos — Corpo de Deus (na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes)., Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) e Todos-os-Santos (1 de novembro).


 

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page